Como jogar truco? Aprenda as regras!
Descendente da cultura espanhola, o truc, conhecido por nós, brasileiros, como o famigerado truco, é o jogo preferido de muitos amantes de cartas. Passado entre as gerações, o truco é jogado por pessoas de todas as idades e é extremamente popular por ser intenso, divertido e exigir muita astúcia por parte dos jogadores.
Embora o truco seja bastante difundido entre as mais variadas partes do país, possuindo, inclusive, versões diferentes dependendo da região onde é praticado, não é todo mundo que sabe jogá-lo.
Pensando nisso, escrevemos esse texto para você que gostaria de aprender a jogar truco. Para tanto, citamos todas as regras e informações importantes sobre o jogo. Prepare seu baralho e confira!
Regras do Truco
O baralho
No Brasil, estamos acostumados a jogar cartas com o baralho completo, ou seja, com 52 cartas mais os dois coringas. No entanto, como o truco é um jogo que tem suas origens mais prováveis na Espanha, é necessário que sejam retiradas algumas cartas para se adequar ao baralho espanhol.
Dessa forma, o jogo é praticado apenas com 40 cartas do baralho, retirando-se as cartas 8, 9 e 10, além dos coringas.
Ordem de força das cartas
No jogo, algumas cartas são mais fortes que outras, e é isso que garante a supremacia de um jogador sobre o outro com o passar das rodadas.
Existe uma ordem fixa de força, obedecendo a seguinte sequência, independente dos naipes:
3 > 2 > A > K > J > Q > 7 > 6 > 5 > 4.
A Manilha
As manilhas são as cartas mais poderosas do jogo. Elas são delimitadas após o “vira”, a carta que é virada no início de cada turno. Se a carta do “vira” for 5, por exemplo, a manilha será a carta que, em seguida, é a mais forte na sequência do jogo. Neste caso, corresponderia à carta 6.
Para as manilhas do Truco Paulista existe uma ordem de força específica envolvendo os naipes, seguindo esta sequência:
Paus > Copas > Espadas > Ouro.
Existem alguns apelidos às cartas da manilha que foram aderidos ao longo do tempo e são bem comuns hoje em dia. Assim, Paus pode ser chamado de Zap. Copas, de Escopeta. Espadas é conhecida por Espadilha e Ouro, por sua vez, é chamado de Pica-fumo.
Estrutura do Jogo
Preparação
O truco é um jogo, tradicionalmente, para 4 jogadores, embora exista variações. Cada jogador deve receber 3 cartas, sendo que a distribuição é bem planejada: primeiramente, uma das pessoas embaralha as cartas. Então, a que está à esquerda deve fazer o corte e a que está à direita da primeira, fará a distribuição.
Modos de pontuação
Os jogadores são dispostos em duplas, de maneira que cada parceiro fique de frente para o outro. A dupla que chegar a 12 pontos primeiro, vence o jogo.
Para chegar a 12 pontos, a dupla deve vencer os sucessivos turnos do jogo, que valem 1 ponto cada. Um turno corresponde a um conjunto de 3 rodadas, sendo que cada rodada é disputada com uma das cartas na mão. Quem vencer mais rodadas, pontua no turno.
Ao virar-se a carta do meio, fica delimitado qual que será a carta manilha. O jogo segue em sentido horário e, a partir desse momento, cabe aos jogadores da dupla pensarem e trabalharem para que as cartas postas à mesa sejam mais fortes que as de seus adversários. O jogador que tiver a carta mais poderosa da rodada vence.
Empate
Como o turno é dividido em 3 rodadas, em certos momentos pode haver casos de empate. Para isso, existem algumas regras para delimitar quem levará o ponto no final do turno:
- se a primeira rodada terminar empatada, quem ganhar a segunda, vence;
- se a segunda rodada ficou empatada, quem ganhou a primeira, sai vitorioso;
- se as duas primeiras rodadas terminarem empatadas, quem ganhar a terceira, vence as duas primeiras e, assim, o turno;
- se empatar a terceira, quem empatou a primeira, vence;
- em caso de empate nas três rodadas, ninguém pontua neste turno.
A hora do Truco
Quando um dos jogadores sente que possui vantagem de acordo com a situação ou com as cartas que possui, ele pode pedir o famoso “Truco!”. O truco é usado para aumentar a pontuação do turno.
Se um turno valia 1 ponto, a partir do truco, vale 3. A dupla adversária pode aceitar o desafio, recusar ou aumentar a aposta. Ao recusar, a dupla desafiada perde 1 ponto, mas em contrapartida, ela pode pedir truco também, aumentando o valor da rodada para 6 pontos. O truco pode ser pedido apenas na vez do jogador, aumentando para 3, 6, 9 ou 12 pontos, progressivamente.
O truco é um artifício que, além de trazer mais intensidade ao jogo, permite o desenvolvimento de técnicas de blefe. Um jogador pode ter uma péssima mão e mesmo assim pedir truco, pois isso enganará os adversários e permitirá uma revira-volta na partida.
Uso de sinais
A dupla pode comunicar-se por sinais durante o jogo para planejar melhor suas jogadas, sem a percepção de seus adversários. Listamos os sinais usados e o significado de cada um:
- Piscar: mostra que você possui manilha de Paus
- Sobrancelha: indica que você possui manilha de Copas
- Bochecha: indica que você possui manilha de Espadas
- Língua: mostra que você possui manilha de Ouro
Regras específicas
Carta Coberta
A carta coberta é um artifício utilizado ou como blefe, ou para esconder o seu jogo. Em vez de descartar normalmente uma carta, o jogador pode escolher jogá-la virada para baixo, o que não altera o andamento da partida.
Mão-de-Onze
Quando uma dupla alcança 11 pontos, um parceiro pode olhar a mão do outro. No entanto, a partida já começa valendo 3 pontos.
Mão-de-Ferro
Igual a regra da Mão-de-Onze, mas válida quando ambas as duplas possuem 11 pontos.
Manilha Especial
Quando a carta do “vira” for 3, automaticamente será definido que as manilhas serão as cartas 4.
Diferenças entre Truco Paulista e Mineiro
Existem duas diferenças entre o Truco Paulista e o Truco Mineiro. Elas se referem à contagem de pontos a à fixação das manilhas. No Truco Mineiro, diferentemente do Truco Paulista, cada turno vale 2 pontos, e não 1 ponto. Sendo assim, ao pedir truco, a aposta pode ter 4, 8 e 12 pontos, e não 3, 6, 9 e 12.
Além dessa característica, no Truco Mineiro não existe o “vira” a as manilhas são fixadas da seguinte forma:
4 de Paus > 7 de Copas > Ás de Espadas > 7 de Ouros
No geral, as outras regras valem para os dois tipos de Truco, lembrando que independente do modo de jogo, todo truco é garantia de diversão!
Jogar truco não é só lazer, mas um verdadeiro treinamento mental e uma ótima oportunidade de desenvolver habilidades de raciocínio. Com treinamento e atenção, facilmente você se tornará um expert nesse incrível jogo de cartas.
Gostou do nosso texto? Então não deixe de compartilhar esse post com seus amigos nas redes sociais!
Se o adversário gritar truco e eu não dizer nada e apenas fazer um sinal indicativo e ele jogar a carta na mesa ,está confirmado que aceitei ou tem que ser verbal para validar a trucada?
Si empata a 1 rodada, meu parceiro mostra a maior carta dele, na minha vez eu truco porém minha carta e menor que a do meu parceiro, o a diversario está vendo a carta do meu parceiro e aceita o truco porém a carta do adversário igual a do meu parceiro como fica o jogo?
NA PRIMEIRA RODADA MEU ADVERSÁRIO JOGA CARTA DE NUMERO 2 E EU NO FECHA TRUCO E COLOCO A MESMA CARTA.
NA SEGUNDA RODADA, AMBOS COLOCAM A CARTA DE NUMERO 3.
NA TERCEIRA RODADA TODOS MOSTRAM A CARTA DE NR 01 (ÁS).
PELO FATO DE EU TER TRUCADA A PRIMEIRA CARTA, E AO INVÉS DE MATAR, EMPATEI CONFORME ACIMA, QUEM GANHA O JOGO? ELES POR EU TER TRUCADO, OU PELA REGRA FICA EMPATADO?
empato a segunda, tem que ir pra terceira pra ver qual carta é maior
muito bom a forma de explicar ou seja a teoria mas na pratica na sai nada.
Chegaram as sensacionais camisetas de TRUCO.
100% algodão, costuras duplas, estampas exclusivas.
Compre agora, estoques limitados.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-982841308-camiseta-truco-sa-_JM
TRUCO S.A, seu jogo mais bonito.
Quando a primeira rodada está empatada (paxou) a segunda rodada é obrigatoriamente mostrar a carta maior? eu sei que quem tiver a carta maior na segunda vence, mas não é obrigatorio?
O jogador da minha esquerda distribuiu as cartas e me deu 4 cartas. Ele terminou de distribuir colocou o resto das cartas na mesa (não disse três cartas o jogo). Então como eu estava com 4 cartas, e eu ia iniciar a partida eu truquei, ai ele resolveu perguntar quantas cartas eu tinha em mãos, eu não disse por ele não havia falado três cartas o jogo. Eu estava certa ou errada?
O cara que distribuío as cartas me deu somente uma carta, e não pediu 3 e o jogo, tenho que pedir truco de primeira ou posso esperar a segunda rodada?
Se eu apostar o toba, o adversário chama a “ambulança”?
Truco é muito bom, minha mãe já participou de vários campeonatos e muitas vezes tem campeonato na minha escola.
Gosto muito aprendi observando o pessoal de casa jogar.
Todo mundo de casa sabe jogar.
Truco mineiro.
Observação aqui a gente tem mania de pedir o Truco (3) Seis (6) Nove (9) Mei-pau (jogo vale 12 pontos) .
Truuucoo
pode jogar carta coberta na mão de dez
PODE
eu queria saber como jogar truco porque todos no meu ônibus jogam e eu queria aprender a jogar tambêm pra eu poder jogar com eles
se a dupla diversaria nao estiver de 11 pontos ela pode trucar a outra dupla que esta de 11 pontos
NÃO
GOSTARIA DE SABER A REGRA CERTA
Pode a partida terminar em 15 tento e não doze?
Ainda vou aprender a jogar truco!
PODE SE VCS COMBINAREM
empatou a primeira empatou a segunda eu truco quem chama tem que abrir ou pode empatar de novo quem ganha
vou jogar aperto o enter e a carta não vai para o jogo porque
O mão do jogo , que é o 1o a receber as cartas pode queimar quantas cartas? Até 9?
Gostaria De Saber No Truco Paulista Porque As Veses A Dama Fica Mais Forte Que Outras Cartas Sem Ser Manilha?
Aqui a gente faz assim. Se o cara gritar truco e eu ou meu parceiro virar a carta, significa que a gente aceitou.
Apreenda a ganhar dinheiro jogando
Primeira mão,
Vai um 2 na mesa e o adversário truca, ele é obrigado a matar se chamarmos.ou pode cangar??