Gírias do Truco: Só quem joga vai entender
Você sabe o que é uma Mão-de-ferro? E a expressão “Meio-pau”? Se você sabe, talvez você seja uma fera no Truco. Se não sabe, separamos algumas gírias do Truco para você conhecer:
Partida – Jogo valendo 12 pontos, conseguidos através das “mãos”.
Barbudo – Rei
Mão – Fração da partida, vale 1 ponto e poderá ter seu valor aumentado para 3, 6, 9 e até 12 pontos, é disputada em melhor de 3 rodadas.
Rodada – É a fração da “mão”, em cada rodada os jogadores mostram uma carta.
Truco – Para pedir o aumento do valor da “mão” para 3.
Seis, Meio-Pau, Meio-Saco ou Meia-Vara – Para pedir o aumento do valor da “mão” para 6.
Nove – Para pedir o aumento do valor da “mão” para 9.
Doze ou Queda – Para pedir o aumento do valor da “mão” para 12.
Embuchar, Cangar, Melar ou Empatar – Quando a maior carta de cada dupla, numa determinada rodada, tem o mesmo valor.
Mão-de-Onze – Quando uma das equipes consegue chegar a 11 pontos na partida.
Mão-de-Ferro – É a mão-de-onze especial, quando todos conseguem chegar a 11 pontos na partida.
O Mão – Competidor que começa a rodada.
O Pé – Competidor que termina a rodada, ou aquele que distribuiu as cartas.
Subir – Se o jogador que “cortou” o baralho pedir para “subir”, o embaralhador deverá fazer a distribuição pegando as cartas de baixo para cima.
Tento – Quando algum jogador vê um de seus oponentes roubando ele pede tento, a fim de requerer pontos na partida.
Manilhas – São as 4 maiores cartas do jogo, as únicas dentre as 40 que não podem ser empatadas.
ZAP, GATO OU ZORRO – É a maior carta do jogo e seu nipe sempre será paus (também chamado de 7 de paus).
Copas, Copeta ou Copilha – É a segunda maior carta e seu nipe sempre será copas (também chamado de 7 de copas).
Espadilha ou Espada – É a terceira maior carta e seu nipe sempre será espadas (também chamado de 7 de espadas).
Pica-Fumo, Bebinho, Ouros ou Mole – É a quarta maior carta e seu nipe sempre será ouros (também chamado de 7 de ouros).
VIRA – è a carta que o embaralhador vira (quando distribui as cartas) e é a carta que definirá as 4 manilhas.
ESCONDER A CARTA – Colocar a carta que seria mostrada a todos, no meio do baralho, assim ninguém poderá saber qual era. É como se jogasse de “lona”. Também chamado de carta “coberta”, ou carta encoberta.
“A primeira vai à missa” – Código para alertar o parceiro de que ganhar a primeira rodada é muito importante (costuma-se dizer também que a primeira é um caminhão de milho).
“Casinha de caboclo” – Código para alertar o parceiro de que a dupla adversária está preparando uma armadilha (ou está armando a cama para o adversário deitar)
BRANCA- PRIMEIRA . primeira da melhor de 3.
BRANCA- SEGUNDA – segunda da melhor de 3.
BRANCA PARA NÓS – Ganhamos primeira mão.
CASAL MAIOR – Manilhas/gato e copas.
CASAL MENOR – Manilhas /espadas e ouros.
CASAL PRETO – Manilhas/ gato e espadas.
CASAL VERMELHO – Manilha /copas e ouros.
Fonte de referência: Yahoo Respostas e Truco.com.br
A person by using a low self-belief generally holds a poor self image.
Nobody wants to dig through deep bins of wrinkled clothes to search out what would like.
For most of us, irritation usually involves people. http://www.weihnachtsmann-in-himmelpfort.de/gaestebuch.php
“Garrucha”
Quando o cara tá com as mãos cheias de manilhas e não consegue se conter e acaba ganhando um tento por conta do desespero e emoção que entrega duas cartas na rodada!
“Suas” ao invés de “duas”
Faltou o casal das pontas: manilha/gato(zap) e pica-fumo(ouros)
“Morrer de p4u duro”: Quando você perde uma mão sem usar a sua manilha.
O burro corregado de açúcar até o cu é doce qdo o adversário está com cartas boas