Sou iniciante nesse site.Estou bastante satisfeito.
Truco
Ricardo 1305
5
site muito bom
TRUCO PAULISTA
Truco é um popular jogo de cartas jogado em 4 pessoas.
São formadas duas duplas, seu parceiro senta-se à sua frente e os adversários, um à esquerda e outro à direita.
JOGADORES - 4 jogadores.
CARTAS - 40 (retirando-se, 8, 9, 10 e Curingas)
DEFINIÇÕES
VIRA - Carta virada após a distrubuição das cartas. A manilha é a próxima carta na sequência, após esta.
MANILHAS - São as cartas mais fortes do jogo, na seguinte ordem: paus, copas, espadas e ouros.
RADADA - São necessárias 3 rodadas para vencer um turno. Em cada rodada, um jogador baixa uma carta. A carta mais forte da rodada, ganha a rodada para sua dupla
TURNO - Vale um ponto e pode ser aumentado para 3, 6, 9 e 12 pontos. É disputado em melhor de 3 rodadas
PARTIDA - Vence a partida a dupla que atingir 12 pontos. Os pontos são conquistados em cada turno (de 3 rodadas cada).
TRUCO - Truco é um pedido de aumento de aposta. Pode ser feito apenas na sua vez. Caso a dupla adversária aceite o turno passa a valer 3 pontos, caso contrário a dupla desafiadora ganha 1 ponto.
SEIS - Aumento da aposta de truco, passando a valer 6 pontos caso o adversário aceite. Se o adversário não aceitar o pedido, o desafiador ganha 3 pontos.
NOVE - Aumento da aposta de 6, passando a valer 9 pontos caso o adversário aceite. Se o adversário não aceitar o pedido, o desafiador ganha 6 pontos.
DOZE - Aumento da aposta de 9, passando a valer o jogo caso o adversário aceite. Se o adversário não aceitar o pedido, o desafiador ganha 9 pontos.
MÃO DE ONZE - A dupla que chegar a 11 pontos tem o direito de olhar as cartas um do outro e analisar se irão ou não aceitar a partida. Caso a dupla aceite, a Mão de Onze já começa valendo 3 pontos, caso contrário o turno acaba dando 1 ponto à dupla adversária.
MÃO DE FERRO - É a Mão de Onze especial, quando as duas duplas conseguem chegar a 11 pontos na partida.
ESCONDER CARTA - Na sua vez de jogar, é possível esconder a carta ao invés de baixar na mesa, como tática de blefe. Não é permitido esconder a carta na primeira rodada.
MANILHAS
As Manilhas são cartas definidas no início de cada rodada. Manilhas são as quatro cartas (de paus, copas, espadas e ouros) subsequentes à carta virada (a "vira"). Por exemplo, se for virado um QUATRO, as Manilhas serão as cartas CINCO.
Nos exemplos acima, as Manilhas são os seis (6) - a carta "vira" é o cinco de espadas (o vira poderia ser de qualquer naipe que ainda assim as manilhas seriam os seis).
PAUS, COPAS, ESPADAS e OUROS - esta é a ordem das manilhas, sendo a de paus a que mais vale (é chamada de ZAP ou GATO, dependendo da região do país).
ENVIAR SINAIS
Existem 4 botões na área de ícones. Eles sao sorteados a cada rodada e servem para passar informações a respeito das manilhas que você possui:
PISCAR - Indica que você possui a manilha de paus.
SOBRANCELHA - Indica que você possui a manilha de copas.
BOCHECHA - Indica que você possui a manilha de espadas.
LÍNGUA - Indica que você possui a manilha de ouro.
COMO JOGAR
O jogo inicia com as cartas sendo embaralhadas e distribuídas pelo sistema. No final da distribuição, a carta de cima é virada ("a vira") e são definidas as Manilhas.
Cada jogador recebe 3 cartas, que são visíveis apenas para o dono. A partida começa com o jogador podendo baixar uma carta ou pedir truco. Os sinais podem ser enviados para o parceiro a qualquer momento.
Cada turno do jogo é disputado em três rodadas (“melhor de três”). A dupla que tiver a carta mais forte na rodada, vence a mesma.
CONTAGEM DE PONTOS
Vence a partida quem fizer 12 pontos primeiro.
Sequência de cartas no baralho espanhol:
Sequência de cartas no baralho francês:
Baralho Francês
Baralho Espanhol
Manilha de paus
Manilha de paus
Manilha de copas
Manilha de copas
Manilha de espadas
Manilha de espadas
Manilha de ouros
Manilha de ouros
Três (qualquer naipe)
Três (qualquer naipe)
Dois (qualquer naipe)
Dois (qualquer naipe)
Ás (qualquer naipe)
Um (qualquer naipe)
K (Rei, qualquer naipe)
Doze (qualquer naipe)
J (Valete, qualquer naipe)
Onze (qualquer naipe)
Q (Dama, qualquer naipe)
Dez (qualquer naipe)
Sete (qualquer naipe)
Sete (qualquer naipe)
Seis (qualquer naipe)
Seis (qualquer naipe)
Cinco (qualquer naipe)
Cinco (qualquer naipe)
Quatro (qualquer naipe)
Quatro (qualquer naipe)
Penalidades
Solicitar Truco quando estiver com 11 pontos (mão de 11), acarreta na derrota imediata.
Regras Específicas
Se a vira for um TRÊS (qualquer naipe), as Manilhas são as cartas QUATRO.
Se a vira for um SETE (qualquer naipe) no baralho francês, as Manilhas são as cartas Q (Damas).
Se a vira for um SETE (qualquer naipe) no baralho espanhol, as Manilhas são as cartas 10.
No truco são muito comuns as jogadas em BLEFE, quando um jogador aumenta a aposta sem possuir cartas boas.
Se empatar na primeira rodada, vence o turno quem ganhar a segunda rodada.
Se empatar na segunda rodada, vence o turno quem ganhou a primeira rodada.
Se empatar na primeira e segunda rodada, vence o turno quem ganhar a terceira rodada.
Se empatar na terceira rodada, vence o turno quem ganhou a primeira rodada.
Se todas as três rodadas empatarem, ninguém pontua.
REGRAS DE CONDUTA NO CHAT
Todos os jogadores envolvidos em ofensas, brigas ou outro tipo de abuso podem receber punição de bloqueio temporário do chat ou até banimento da conta.
Não utilize o chat para passar instruções, o jogo de truco possui os ícones com os sinais para transmitir ao seu parceiro.
Você pode denunciar um jogador clicando sobre o avatar e depois "Denunciar Abuso".
LIMITES DE TEMPO
Cada jogador, na sua vez, tem 20 segundos para jogar uma carta, caso este tempo for excedido o computador jogará uma carta aleatoriamente.